segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Identidade: música para “não parar de dançar”

"Quando começamos a internet não tinha tanta força como hoje em dia. Os discos vendiam bem mais, mas tu não conseguia ser tão conhecido no mercado nacional" / Foto: Gabriela M.O.
Quando me dei conta, “Não Para de Dançar”, segunda faixa do mais recente disco da banda portoalegrense, Identidade, Antiguidades X Modernidades (2009) estava tocando no repeat.

Riff certeiro, cozinha swingada e vocal cheio de groove. Uma música que bem poderia sintetizar o que é o som desta banda formada em 2002, ainda sob o nome Identidade Zero.

De lá pra cá, foram três discos de estúdio e dezenas de participações em coletâneas e shows dentro e fora do Rio Grande do Sul.

O trabalho coeso e com os pés no chão credenciaram a banda a participar da gravação do DVD 3xRock, uma realização da produtora Marquise 51 e que contou, além da Identidade, com Replicantes e Acústicos e Valvulados.

Na entrevista a seguir a banda discorre sobre os projetos para 2011, discos versus downloads e claro, sobre a atual cena rocker em Porto Alegre.

Confira!!

Vocês gravaram recentemente um show em conjunto com as bandas Replicantes e Acústicos e Valvulados para a gravação de um DVD, o que representa esse registro para a carreira da banda, tendo dividido o palco com duas bandas que ajudaram a escrever a história do rock gaúcho nas décadas de 80 e 90 e sendo, digamos, que a representante da década de 2000?
           
Isso, a idéia do DVD era ter uma banda de cada década. Foi muito gratificante participar de um projeto com bandas que nós curtimos e que já tiveram tanto reconhecimento no rock nacional. Foi uma honra, estamos ansiosos pra ver o resultado.

O último disco da Identidade data de 2009. A banda concorreu ao prêmio açorianos de música e em 2010 lançou um single virtual para a música “Um dia daqueles”. Quais os planos da banda para 2011? Existe alguma chance de um quarto disco da Identidade sair do forno ainda este ano, ou o DVD é prioridade?
            
Já estamos trabalhando em composições para o quarto disco, inclusive no show do DVD teve uma inédita. Nosso plano é lançar ainda esse ano um disco novo, mas não queremos colocar prazos, pois estamos no início do processo de composição e pré produção em estúdio.

Com três discos no currículo, participações em várias coletâneas e mais de 10 anos de estrada como vocês vêem o atual cenário rocker no país? Qual a maior diferença que há entre o início da carreira da banda e os dias de hoje?

A principal diferença é o acesso maior ao grande público.Quando começamos a internet não tinha tanta força como hoje em dia. Os discos vendiam bem mais, mas tu não conseguia ser tão conhecido no mercado nacional, a coisa era mais restrita.

"Não dá pra se enganar, a cena em Porto Alegre já foi melhor, e isso a pouquíssimo tempo atrás"
/ Foto: Roberto Hurtado
A cultura do donwload e a facilidade em se obter gratuitamente discos completos e que exigiram um longo processo de composição, criação, produção,gravação, etc...Como vocês lidam com isso hoje em dia? Os shows se tornaram a principal “matéria prima” das bandas como um todo? O que vocês pensam a respeito?

O disco ainda continua sendo uma referência, mas funciona mais como um cartão de visita. No nosso caso ainda mais, porque sempre fomos mais uma banda de palco, de curtir e fazer muitos shows. Na verdade, no futuro não temos certeza como vai ficar essa questão de lançar discos, mas ainda acreditamos nisso, apesar de pensarmos em continuar lançando material exclusivo pela internet, como fizemos a pouco.

Como vocês vêem a cena de rock hoje em Porto Alegre? Locais para shows, público, bandas? Tem espaço para todo mundo? Qual o segredo para se diferenciar em meio a tanta gente produzindo e lançando material de qualidade?

Não dá pra se enganar, a cena em Porto Alegre já foi melhor, e isso a pouquíssimo tempo atrás. Mas existem alguns lugares bem legais pra tocar, com uma boa estrutura, coisa que quando começamos era mais difícil de rolar. Tem espaço pra todo mundo sim, e é ótimo que existam tantas bandas de qualidade como agora, isso só fortalece a cena e não tira espaço de ninguém, muito pelo contrário.


Discografia:
“Lia” e “Noites de Inverno” (Single), 2000
Coletanea da rádio Ipanema Safra, 2001
Coletanea da rádio Atlântida Programa, 2002
Identidade Zero, 2002 (primeiro disco oficial)
“Jogo Sujo” e “DANCE” (Single), 2006
Jogo Sujo, 2006 (segundo disco oficial)
Coletânea “Pepsi On Stage”, 2008
“Não Para de Dançar” (Single), 2009
Antiguidades X Modernidades, 2009 (terceiro disco oficial)
“Um dia daqueles” (Single), 2010

Aumenta o volume:
Identidade “Jogo Sujo”, ao vivo na Canja do iG
Identidade “DANCE”, ao vivo no Planeta Atlândida de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário