terça-feira, 4 de janeiro de 2011

David Byron: a voz que poucos conhecem

Cantor de raro talento, David Byron foi vencido pelo alcool e teve a vida interrompida
abruptamente em 1985 com 38 anos

David Byron é um talento pouco conhecido. Cedeu sua magistral voz a alguns dos melhores discos de rock lançados na década de 1970, época em que era responsável pelos microfones do Uriah Heep. Ainda assim, é pouco ou nada lembrado. O que é uma pena.

Talvez, arrisco dizer, esse massivo desconhecimento da obra de Byron junto ao Heep tenha como fundamento o período em que David viveu e, óbvio, teve sua chance de despontar na música: a década de 1970.

Drogas “self-service”. A todo instante e em todo lugar. Álcool, excesso de álcool, no antes, no durante e no pós show. Soma-se a isto o fato de David ser um cara muito feio. Cantava como poucos, mas esteticamente era comum. Até demais.

Ter soltado o vozeirão em uma banda pouco propalada no meio Rock n´Roll, também ajuda, mas restringir a análise somente por este viés é imaturo. Aquela banda, junta, chegou aonde chegou por méritos próprios. Se, poderia ter conquistado mais, é tudo uma questão de ponto de vista. Talvez sorte. Talvez não.

O Uriah Heep do guitarrista Mick Box, na década de 1970, esteve sempre à sombra do Deep Purple. Lançou álbuns maravilhosos, é verdade, mas para um Look at Yourself havia um Machine Head, para um High and Might havia um Burn. Era uma luta inglória, ainda mais que naquela época não havia facilidades como as que as bandas encontram hoje para divulgar e até mesmo produzir sua música.

Byron deixou o Heep em 1976, depois de deixar sua voz eternizada em álbuns maravilhosos como Sweet Freedom (1973), Magicians Birthday (1972) e Return to Fantasy (1975). Aventurou-se, sem sucesso em carreira solo e em outros dois projetos de menor expressão. Declinou devido o alcoolismo e em fevereiro de 1985 foi encontrado morto no seu apartamento vítima de um ataque cardíaco em virtude dos excessos com a bebida.

Discos gravados por Byron com o Uriah Heep:
Very 'eavy... Very 'umble (1970)
Salisbury (1971)
Look at Yourself (1971)
Demons & Wizards (1972)
The Magician's Birthday (1972)
Uriah Heep Live (1973)
Sweet Freedom (1973)
Wonderworld (1974)
Return To Fantasy (1975)
High and Mighty (1976)


Aumenta o volume:
Uriah Heep "Gypsy"
Uriah Heep "The Wizard"
Uriah Heep "One Day"

4 comentários:

  1. David Byron foi o melhor vocalista da década de 70 e um dos maiores de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe me , mas suas caracteristicas físicas , não influenciaram em nada ao seu talento único, pra mim é o maior vocalista da história do rock .

    ResponderExcluir